JBittencourt's Blog

Reflexões em e sobre Cambridge

by on Jan.18, 2008, under English, Reflexões, Uncategorized

Uma das coisas que acho interessante sobre postar em Blogs é essa capacidade de “guspir” um texto totalmente de forma não elaborada, sem muita reflexão e sem múltiplas interações de reescrita. A reflexão e construção ocorrem depois da idéia parida, na interação com as outras pessoas. Primeiro se compartilha, depois se escreve. Tá, tudo bem que não é exatamente assim, mas é bem diferente da escrita acadêmica: cheira a idéia nova.

Entretanto, eu sou um imigrante nessa comunidade dos bloggeiros, e evidência disso é esse meu senso de auto-crítica que muitas vezes me impede de escrever as idéias que orbitam meu pensamento. Tenho pilhas grande de posts salvos como rascunho e tantos outros no pensamento. Provavelmente nenhum deles será publico. Por isso decidi compartilhar hoje alguns pensamentos que estão passando pela minha mente e ignorar temporáriamente minha auto-crítica.

Como muitos sabem, vim a Cambridge para um Workshop sobre apredizagem na OLPC. Meu papel nesses workshops é compartilhar com outros países e cidades aquilo que aprendemos no piloto de Porto Alegre. Como nós no LEC somos pioneiros no uso dos XOs, todos os nossos acertos e falhas são aprendizagens importantes. A primeira vez que estive aqui em Novembro, tudo foi um tanto quando corrido. Desta vez foi tudo muito diferente. Não sei se foi a neve ou o fato de estar sozinho sem outro brasileiro para conversar, mas essa foi uma viagem muito mais introspectiva. Tive oportunidade de caminhar bastante. Na realidade tentei ao máximo caminhar na rua, para sentir o frio e curtir a neve.

Hoje estava sentado na cama do hotel e decidi dar uma caminhada pelo MIT, o qual consigo enxergar pela janela do meu quarto. Comprei um café com creme, como se fazer por aqui, e sai a caminhar noite adentro. Foi um passeio inspirador. Tirei algumas fotos:

MediaLab

MIT MediaLab

Esse é o MediaLab, onde o Papert e o David tinham o Learning Group. Quando tirei essa foto lembrei da Léa falando das luzes do escritórios acessas até mais tarde. Bem, elas realmente ficam acessas até mais tarde.

Stracta Center

Stracta Center

MIT Great Dome

MIT Great Dome

No LEC sempre brincamos em vir ao MIT e ao Media Lab, lugares nos quais sempre nos inspiramos como referências de trabalhos inovador, consistente e sério. Mesmo os Hacks do MIT, sempre foram uma referência de como unir inteligência e diversão. Mas essas brincadeiras sempre tiveram um ar de utopia, daquele sonho impossível que só serve para acalentar a imaginação. Sempre existia aquela dúvida: será possível?

Hoje, caminhando pelos prédios do MIT pensei sobre toda a minha trajetória até aqui e em todos que compartilharam ela comigo. Também pensei que minha presença aqui representa um vitória de todo o grupo do LEC que vem trabalhando junto nos últimos anos. Apesar de ser eu o representante, o trabalho celebrado é nosso, não apenas meu. E espero que a medida que eu avance, abra o caminho para que muitos de nós também compartilhem o que sabemos com o mundo.

Não sei se algum dia vou conseguir realizar o sonho de estudar nessa universidade. Entretanto, apenas estar aqui, conversar com as pessoas fantásticas que conheci essa semana, caminhar por esses caminhos já representa muito para mim. Afinal, para mim que vim lá do interior do RS, estar aqui já é superar todas as expectativas.

:, , ,

Leave a Reply

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!